Quem pode estudar saxofone? Qual quer pessoa, que esteja disposta a entrar neste desafio. (homem ou mulher, menino ou menina, guri ou guria)
Qual idade que devo ter? Alunos podem iniciar a partir dos 7 anos, mas existem certos detalhes que devem ser respeitados para isso. Um deles é que o aluno deve ter um porte físico ideal, ele também iniciará com o saxofone soprano curvo, pois condiz com seu tamanho. (procure orientação antes de comprar o equipamento).
Tenho alunos com mais de 50 anos de idade e um caso especial de um Sr. de 70 anos, ou seja, não há limites para estudar, mas é preciso determinação e dedicação.
Quantas aulas por semana são necessárias? Para você estudar qualquer instrumento é necessária somente uma aula por semana, pois as demais horas que são descritas nos programas a seguir serão do seu estudo e dedicação em sua casa.
Qual é o tempo de dedicação necessário? A pessoa que deseja estudar qualquer instrumento e em nosso caso você deseja estudar o saxofone terá que disponibilizar por dia no mínimo 1h de estudos. Pois terá que desenvolver uma série de musculaturas, padrões e sua coordenação motora fina, dessa forma é necessário o estudo diário, pois o estudo de um instrumento não é somente intelectual, mas também físico.
Quero tocar, mas não quero ser profissional, como será meu estudo? Faremos um programa diferenciado, o programa que você tem descrito aqui no site é de um curso completo para o estudo do saxofone, onde preparo você para uma faculdade e um nível de performance Avançado, você que quer praticar por hobby, para tocar na igreja ou com amigos no final de semana deve desenvolver certa habilidade mínima, onde se encaixa os três primeiros níveis Formação I, II e III. Após isso podemos desenvolver um material específico para sua finalidade.
O que deve compreender é que não há maneira fácil de tocar, é necessário desenvolver uma habilidade muito específica e para tanto são algumas horas de estudo e anos de trabalho até chegar no resultado esperado. Tudo é possível, só depende de você!!!!
Quero estudar e me tornar um profissional, o que devo fazer? Seu primeiro passo é ter em mente que terá um trabalho muito extenso a ser seguido, o programa que se segue a baixo lhe dará uma ideia dos primeiros passos, posteriormente lhe orientarei e trabalharemos juntos para você conseguir chegar no seu objetivo. Seja bem vindo ao mundo da música!!!!!
Qual instrumento que devo comprar? É recomendado para o início do estudo do saxofone o Saxofone Alto, pois ele tem uma particularidade acústica permite posteriormente você migrar para outros tipos de saxofone da família. Seu repertório também é mais extenso e desta forma ajuda no desenvolvimento, outro fator que vai preponderar hoje no nosso país é o valor do instrumento.
Vou comprar um instrumento usado, o que preciso observar? É importante observar se o instrumento é de alguma marca relevante no mercado Ex.: Selmer, Yamaha, Buescher, Yanagisawa, Buffet Crampon ou outras marcas renomadas, pois nestes você deve observar se há furos, soldas, amassados e algo do gênero. Uma boa reforma em um instrumento que tem uma sonoridade boa vale muito apena. Molas quebradas, sapatilhamento e até mesmo refazer uma chave se for necessário é possível.
Atenção para instrumentos de segunda linha!!!
Instrumentos fabricados na china: existem muitas marcas por isso não há como nomear todas. Mas estes instrumentos só valem apena se estiver em bom estado de conservação, pois uma reforma muito grande pode fazer com que o instrumento passe do valor de mercado dele.
Na duvida pode entrar em contato comigo em através do canal contatos e terei o maior prazer em ajudar. Ou consulte um Luthier.
Qual boquilha que devo utilizar? Abaixo do programa de aulas está a listagem de equipamento que recomendo.
Domínio do sistema respiratório, o que é isso? Observe que o saxofone é um instrumento de sopro como outros tantos, para uma boa desenvoltura no saxofone e uma bela sonoridade é de fundamental importância dominar o nosso sistema respiratório (respiração costo diafragmática), conseguir coordenar sua língua e principalmente o fluxo do ar. Nas aulas trabalharemos muito sobre isso, pois para uma bela sonoridade e para não ter falha de notas precisamos de uma coluna de ar consistente e um fluxo contínuo deste ar.
Qual gênero musical é abordado nas aulas? Para um desenvolvimento linear e progressivo é importante aprender a dominar o instrumento e desenvolver a musicalidade, desta forma utilizo um equipamento e métodos para auxiliar o Aluno a desenvolver o domínio do saxofone (sopro, mecanismo, ritmo e etc) não é preconizado um gênero especifico neste momento. O programa é baseado em métodos e metodologias que fazem o Aluno chegar em seu objetivo com consciência, qualidade musical e técnica.
Adoro Jazz e Blues, vou estudar estes gêneros? Sim, mas não no inicio dos estudos do instrumento. Você tocará melodias e trechos destes gêneros nas aulas, pois tenho inserido para familiarizar o Aluno com o gênero e já desenvolver a linguagem. Mas a prioridade inicial é o desenvolvimento consciente da música e por tanto domínio de elementos físico e psicológicos para isso.
O que é estudar Jazz? É desenvolver uma linguagem especifica, com suas articulações e sonoridade, com um espirito único e particular. Deve utilizar um equipamento específico para isso, mas também deve ter em mente que não é tocar de qualquer jeito e sair distribuindo notas, é um estudo sério e de uma riqueza e refinamento impar.
O que é improviso e saber improvisar? Consiste em um complexo sistema de entendimento musical e criação espontânea. Você já deve dominar o instrumento tecnicamente em sua plenitude, sem falhas de notas ou tocando notas em momentos errados. Ritmicamente você já deve estar maduro e seu estudo de harmonia deve ser muito profundo.
A arte de improvisar consiste em estudos específicos para desenvolver a criação de novas melodias e padrões a partir de uma base harmônica e um tema já existente, desta forma considero ser um estagio Avançado no estudo musical. É importante já ser estimulado a partir dos primeiro passos, mas com cautela, pois muitos confundem improvisar com fazer qualquer coisa na música.
Para o que este curso vai me habilitar? Ao iniciar o curso teremos uma grade de estudos voltada ao desenvolvimento técnico do saxofone e musical, sempre é abordo o entendimento musical, histórico, teoria musical e principalmente interpretativo.
O curso vai habilitá-lo a dominar o saxofone na totalidade de sua extensão e lhe preparar se assim desejar para ingressar no nível superior (bacharelado em saxofone), bem como lhe da todo o suporte para iniciar sua autonomia musical, ler uma partitura e desenvolver um repertório sozinho, tocar musicas de cor (escutar e tocar a música, chamado "tocar de ouvido").
Se for de seu interesse o curso será voltado para seu aperfeiçoamento profissional, onde você terá instruções para tocar em orquestras, bandas, igrejas, rodas de choro, bandas de baile, grupos musicais diversos. Ou seja, desenvolver sua capacidade para atuar no mercado.
Se desejar continuar na informalidade e
ser apenas um amador, ótimo não há problema algum, mas você será um
ótimo amador. Pois acredito que você não quer que as outras pessoas escutem você e aplaudam por pena ou: - A ele está tentando... você será reconhecido por fazer música e tocar saxofone bem, amadoramente, mas tudo bem feito.